Existe algum uso prático para astronomia?

Embora a astronomia seja muito legal e as coisas que estamos aprendendo sejam impressionantes, existe realmente alguma utilidade prática em conhecer as coisas que sabemos sobre o universo?

Outros campos da ciência se baseiam no volume atual de conhecimento astronômico?

Os motivos padrão: mineração / energia de asteróides / Sol, encontro de civilizações avançadas que podem nos ensinar coisas, possível colonização, navegação (se o GPS cair!), Possível melhor entendimento da física moderna.
Barrycarter

Por que o voto negativo? Esta é provavelmente a pergunta mais importante sobre astronomia. +1 de mim.
Pela

O masering foi descoberto pela primeira vez pelos astrônomos. Talvez os lasers pudessem ter sido desenvolvidos mais cedo se outros estivessem seguindo a astronomia.
Marc

Esta pergunta implora a pergunta: tudo precisa de um uso prático? A resposta é um sonoro não. Qual é o uso prático do Louvre, ou do parque público de seu bairro, onde você desfruta de churrascos nos fins de semana?

Existem algumas coisas que valem a pena e que têm pouco ou nenhum ganho econômico. De fato, o parque público do bairro local tem um ganho econômico negativo. A entrada é gratuita, mas a manutenção não é. Pense em quanto dinheiro sua cidade ganharia se a vendesse a um desenvolvedor de condomínio e quanto economizaria se não tivesse que pagar para manter o parque.

Apesar de não ter ganho econômico óbvio, algumas coisas valem bastante. Muitas das ciências se enquadram nessa categoria. Por exemplo, qual é o uso prático da arqueologia? (Existem alguns, mas esse não é o ponto.)

A astronomia, como a arqueologia, o Louvre e o parque público local, não precisa de um objetivo econômico prático. O objetivo da ciência é bom o suficiente.

Dito isto, existem aplicações práticas da astronomia. A principal aplicação foi e ainda é a navegação. Conhecer a localização de um navio no mar ou a orientação de um veículo no espaço requer astronomia.

Uma aplicação menos direta, mas ainda muito importante, da astronomia está em como ela informa a física. Kepler era um astrônomo, não um físico. (Essas duas disciplinas eram muito, muito distintas nos dias de Kepler). No entanto, o trabalho de Kepler informou Newton sobre como descrever a gravitação. Mais recentemente, a astronomia informou à física que seu modelo padrão não estava muito correto. O fluxo de neutrinos observado do Sol (veja http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_neutrino_problem ) foi um terço do que a física na época dizia que deveria ser. Isso resultou em uma alteração no modelo padrão. Os neutrinos têm uma massa pequena, mas diferente de zero, e oscilam de uma forma para outra.

A astronomia continua a informar a física até hoje. Físicos (e astrônomos) permanecem sem noção em relação ao que constitui matéria escura e energia escura. Mas sejam eles quais forem, certamente existem.

Isso me lembra o famoso discurso de Robert R. Wilson sobre o CSC.
HDE 226868

Bela postagem. Dark Matter e Dark energy são ótimos exemplos. Os neutrinos também, e vou acrescentar, a relatividade geral de Einstein também foram testados e verificados pela astronomia. E a massa estelar de nêutrons e a massa do buraco negro nos dão algumas pistas sobre a física de partículas de alta energia. A "estrela Quark" teorizada que nunca foi observada, por exemplo.
userLTK

Discussão muito boa.
Pela

Então, se a Astronomia continua a informar a Física, e a Física muda nosso mundo, ela tem um ganho econômico, embora não seja fácil nem mensurável, não é?
1919 Pablo Pablo

Um comentário sobre "Isso resultou em uma alteração no modelo padrão". Isso é um eufemismo! O modelo padrão prevê neutrinos sem massa. O fato de os neutrinos terem massa significa que existe física além do modelo padrão, que é huuuuge.
AtmosphericPrisonEscape

A astronomia tem várias aplicações práticas / spin-off. Por exemplo, no desenvolvimento de motores de foguetes, a NASA acidentalmente inventou um extintor de incêndio extremamente eficiente , muito benéfico para os bombeiros. A tecnologia de imagem para telescópios é usada em câmeras, o isolamento da nave espacial levou ao teflon, descobrir como ir ao banheiro no espaço levou a melhores aparelhos de diálise e muito, muito mais . Investigar o desconhecido sempre leva a insights novos e imprevistos.

No entanto, acho que, para a maioria dos astrônomos, não é por isso que fazemos astronomia. Com o risco de parecer um pouco pretensioso, acho que o objetivo da astronomia é explorar o desconhecido, encontrar nosso lugar nesse incrível cosmos, aprender sobre a origem de nós mesmos e simplesmente descobrir o máximo possível sobre a natureza. Não muito diferente das pessoas há 500 anos e antes, procurando mapear o mundo e descobrir o que está além do horizonte.

Ok, isso soou pretensioso. Ainda acho que é verdade.

Concordo com você na última parte - e você está sendo muito pretensioso! - mas os avanços que você listou foram graças à engenharia, não à própria astronomia. A astronomia motivou a exploração espacial, mas a motivação original para enviar seres humanos era - para os EUA e a URSS - menos nobre. Suponho que isso soa um pouco pretensioso. . .
HDE 226868

Inventar foguetes não é astronomia. É engenharia aeroespacial. Quase todos esses spinoffs são de engenharia aeroespacial, não de astronomia.
David Hammen

Ok, ok, @ HDE226868 e DavidHammen, relendo minha resposta, eu concordo com você por ser pretensioso. Mas eu consideraria a engenharia aeroespacial parte da astronomia, mesmo que eu também concorde que a motivação original era menos nobre.
Pela

@ pela Isso foi um erro de digitação! Eu editei o comentário para adicionar algo - Dizia originalmente: "você não está sendo muito pretensioso". Me desculpe por isso!
HDE 226868

@ HDE226868: Ha ha, está bem obrigado, mas eu não sei, talvez o erro de digitação era realmente certo ... :)
Pela

Você está disposto a incluir toda a astronomia, incluindo o básico de mapear as posições e movimentos das características astronômicas?

Nesse caso, a astronomia tem sido a base teórica e prática de basicamente toda a cronometragem e navegação, durante toda a história da humanidade e todas as outras tecnologias ou práticas que dependem delas. Você não pode ser mais prático do que "quando planto as colheitas" ou "em que direção vou para chegar ao meu destino", ambos com consequências de vida ou morte.

Um uso prático da astronomia (na verdade, não concordo com a premissa de que ela precisa ser diretamente útil - há muitos exemplos de pesquisas em céu azul que se transformam em aplicações e não vejo por que a astronomia deve diferir; há também a questão de inspirar e treinar a próxima geração de cientistas: algo em que a astronomia e a astrofísica é particularmente adequada) está na previsão do tempo espacial.

Uma compreensão da atividade solar, ejeção de massa coronal e ambiente geocoronal levou as redes de geração de energia, os operadores de satélite etc. a serem capazes de tomar medidas para minimizar os danos e perturbações causados ​​pelas tempestades geomagnéticas previstas.

Voltando um pouco, a astronomia costumava ser bastante crítica para a navegação! Acho que todos nos acostumamos com o GPS ...

Do ponto de vista do interesse público nas ciências, a astronomia tem imenso apelo púbico, talvez apenas o segundo dos dinossauros: ela tem um verdadeiro valor "uau". Pode ser facilmente apreciado por não cientistas e fornece uma entrada brilhante no ensino de ciências.

O outro aspecto da astronomia é que ele treina outras ciências: física nuclear, física de alta energia, física de plasma, dinâmica de fluidos, relatividade, processos de radiação e assim por diante. A astronomia, ou astrofísica, ultrapassa os limites e contribui para todos esses assuntos.

Talvez o mais notável, em termos de "uso cotidiano", seja a relatividade geral de Einstein, sem a qual nossos sistemas de navegação GPS estariam irremediavelmente errados (e difíceis de corrigir).

Acho que o GPS / GR é um mito. Claro, os relógios em órbita correm mais rápido, mas todos na mesma velocidade. Portanto, uma correção empírica também funcionaria. SR é definitivamente necessário.
Rob Jeffries

Chegando atrasado à festa:

Não quero entrar no jogo de pesar uma disciplina científica contra outra - isso é estúpido. Dizer que o romantismo é menos valioso para a humanidade do que a geociência é um absurdo. Podemos argumentar o que é uma ciência valiosa, mas o resultado dessa discussão é puramente subjetivo.

E a filosofia - a origem de todas as pesquisas científicas? Zero retorno econômico imediato.

A pesquisa fundamental pura não tem outro objetivo senão a curiosidade. A teoria da relatividade de Einstein ou a teoria quântica foram consideradas sem aplicação prática por décadas! Agora você possui dispositivos de um gazilhão em sua casa que contêm LEDs de laser e carregam dispositivos de GPS no bolso.

Eu só queria compartilhar algumas dicas que você pode encontrar facilmente via Google:

"O que os astrônomos já fizeram por nós" Então, se você já usou um calendário, um GPS para navegar no seu carro, precisava de MRT ou possuía uma câmera CCD, o uso prático da astronomia deveria ser óbvio para você.

Astronomia na vida cotidiana

Por que a astronomia é importante? - arXiv Um artigo do Dr. Robert Aitken

Benefícios para a nação da astronomia

A astronomia é talvez a disciplina científica mais básica. Desde o início, a humanidade estava olhando para as estrelas e se perguntando sobre o universo. <\ rant>

Outros campos da ciência não "extraem da astronomia" da mesma maneira que não "extraem da cartografia". Pode não estar aumentando a tecnologia que temos no momento, mas nos ajudará a ficar muito mais seguros quando estivermos no universo. Basicamente, no momento, temos um mapa extremamente detalhado (todos os caminhos) de todo os Estados Unidos (ou outro país muito grande), mas só podemos andar. Conhecemos uma grande quantidade de informações que atualmente não são úteis. Consiga um carro (nave espacial) que pode ir longe e de repente toda essa informação se torna muito mais útil. Você sabe onde ir para obter combustível, onde deseja passear, onde deseja fazer compras. Não é útil por si só, mas é extraordinariamente útil para aumentar a eficiência de outras atividades quando você pode usá-lo adequadamente.

A astronomia abrange mais do que apenas mapear o universo, não é? Toda a física do universo não estaria também sob a égide da astronomia? E essa física é útil em aplicações práticas?
Scottie

A NASA define astronomia como "o estudo de estrelas, planetas e espaço". Honestamente, eu diria que a física do universo é igual à física da Terra, então quase tudo o que vemos já seria coberto pela física terrestre. Tenho certeza de que algumas leis da física só podem ser observadas / descobertas em tamanhos e velocidades observáveis ​​apenas pela astronomia, mas, por outro lado, duvido que essas tenham aplicações práticas. Talvez possamos descobrir brechas na fusão ou algo parecido com base na análise espectroscópica de estrelas? Não tenho certeza do que mais poderíamos estar olhando. Alguém mais pode saber melhor.
Robert Wertz

Ainda não posso comentar nos posts de outras pessoas>. <Não tenho certeza se concordo com a resposta da Pela para ser honesto. Eu posso ser muito restrito em minha definição de astronomia, mas sinto que a maior parte de sua resposta lida mais com exploração espacial ou ciência de foguetes do que apenas com o estudo de estrelas e outros planetas. Talvez algo a considerar esteja estudando os efeitos dos gases de efeito estufa de Vênus (tem?) Nos ajudará a entender os efeitos de gases semelhantes em nosso próprio planeta. Estudar o clima em outros planetas em geral pode ajudar nossos próprios modelos climáticos.
Robert Wertz

Para ser justo, ele disse "spin offs".
Scottie

Justo. Eu não tinha certeza de quão fortemente você queria as respostas ligadas à própria astronomia versus campos relacionados.
Robert Wertz

Tudo está no espaço. Tudo! Onde mais seria? Portanto, qualquer coisa que alguém imaginar como "prática" está no espaço. É o único lugar para ir.

Oh, alguém não gosta do meu argumento, embora seja tão verdadeiro que seja um truísmo. Poucos questionam o valor de investigar ou mover-se para diferentes locais na superfície da Terra. Bem, a superfície da Terra está no espaço. Quando você anda, viaja pelo espaço. E há uma terceira dimensão mais profunda nessa superficialidade, desconhecida por quem nunca olha para cima.
precisa saber é o seguinte

-4

Não, não há um valor prático. Quanto foi desperdiçado no Telescópio Hubble e quanto mais foi desperdiçado corrigindo as lentes para obter uma imagem clara? Quanto foi desperdiçado em um Mars Lander que caiu ao chegar?

Se as pessoas querem pagar astronomia do bolso, tudo bem. Não se metam na minha só para que eu possa ouvir sobre o desempenho de uma galáxia há 10 bilhões de anos atrás. Se alguma coisa gasta o dinheiro em oceanografia, uma área que é muito mais preocupante para aqueles que moram aqui e não nas nuvens.