É possível medir o desvio galáctico para o vermelho usando equipamento de telescópio para consumidor?

Eu queria saber se seria possível medir o desvio para o vermelho de galáxias distantes usando equipamento de telescópio de grau consumidor e filtros de espectroscopia. ( como este )

Eu imagino que isso exigiria uma montagem de rastreamento e abertura suficiente para coletar dados sobre objetos distantes e fracos, mas eu me pergunto se isso exigiria equipamentos mais sensíveis do que as ferramentas disponíveis para consumidores abaixo de 5 a 6 mil.

Um objetivo a longo prazo seria replicar o trabalho do Hubble e medir diretamente a taxa de expansão do universo a partir de equipamentos no quintal.

Parece que você pode medir o desvio para o vermelho cosmológico dos quasares usando esse equipamento e um refletor de 14 ":

http://www.rspec-astro.com/sample-projects/ (na metade da página)

Portanto, a resposta parece ser sim, você pode fazê-lo, supondo que a página não seja uma fabricação total. Parece-me plausível: o desvio para o vermelho desse quasar é considerável em 0,15 (embora seja pequeno para um quasar), o que significa que as linhas espectrais serão deslocadas em algo como 15%. Portanto, você não precisa ter uma grade de difração muito fina para ver a mudança. E esse quasar é bastante brilhante para um quasar, com magnitude 13, para que você possa identificá-lo facilmente com um bom escopo. Soa como um projeto divertido!

É verdade - a única coisa sobre as galáxias é que elas são fontes não pontuais e intrinsecamente não são tão brilhantes quanto os quasares. Você pode ter que esperar um pouco se pretender obter espectros.
astromax

Absolutamente. Imaginei que os quasares seriam um bom alvo aqui, porque eles têm redshift tão alto e porque são muito brilhantes. E tecnicamente, eles são galáxias distantes ...
freelanceastro

Interessante! Gostaria de saber como você encontraria uma lista de cordas quasares para minha latitude.
asawyer

@astromax Estou estudando montagens de rastreamento capazes das longas exposições necessárias. Estou acho que você também precisaria de comprimento bastante longo focal, talvez um Maksutov-Cassiagrain como telescope.com/Telescopes/Cassegrain-Telescopes/...
asawyer

Como freelanceastro observou em sua resposta: Sim , você pode medir o desvio para o vermelho cosmológico dos quasares com equipamento simples.

A página a que ele se referiu não é uma invenção. (Veja o artigo sobre espectroscopia astronômica amadora na edição de agosto de 2011 da Sky & Telescope .) Muitos amadores fizeram essa medição com uma variedade de instrumentos, incluindo uma câmera de segurança modificada em um SCT de 8 ". (Aquele levou apenas 15 minutos no total tempo de integração, que é o que a maioria dos amadores encontra usando equipamento típico.)

Como você observou, os quasares são bons alvos para as medições do desvio para o vermelho porque sua velocidade radial é muito alta. O deslocamento Doppler de objetos que estão mais próximos que 3C 273 é mais difícil de medir porque a velocidade radial é muito menor.

Como observa o astromax, capturar os espectros de objetos estendidos geralmente requer uma fenda, mas nem sempre! Por exemplo, muitos amadores capturaram espectros do cometa ISON, o que certamente não é um objeto compacto! Confira este, feito apenas com uma DSLR e um refrator de 80 mm:

insira a descrição da imagem aqui

Se você está interessado em 3C 273, caso tenha perdido, há uma transcrição maravilhosa de uma entrevista com seu descobridor, Maarten Schmidt, aqui: http://www.aip.org/history/ohilist/4861.html . É bastante longo. Pesquise o texto "Dezembro de 1962" para a seção relevante. É uma leitura divertida sobre como ele fez a descoberta e sua experiência pessoal do processo.