Para onde foi o TRAPPIST-1a?

A convenção para nomeação planetária é que o planeta mais próximo da estrela (se vários planetas forem encontrados ao mesmo tempo) é nomeado "estrela" b, depois "estrela" ce etc. Como corretamente apontado por Zephyr, se as descobertas são mais aleatórias, a ordem das descobertas tem precedência sobre a distância da estrela).

Portanto, não há Trappist-1a. Ou você pode pensar que ela é a própria estrela, se quiser, embora isso se torne confuso se ela for parte de um sistema de estrelas múltiplas, onde poderá ser conhecida como "estrela" A ou "estrela" B etc. (observe, maiúsculas), dependendo de onde está na hierarquia.

Interessante. Alguma idéia de onde essa convenção começou? Eu acho que alguém em algum lugar chamou a estrela de "estrela" a, e isso se tornou uma convenção, mas não sei nada.
JIK

A Wikipedia tem um artigo sobre a convenção de nomenclatura de exo-planetas, incluindo referências e algumas isenções feitas até agora.
Adwaenyth 27/02

Para adicionar à resposta de Rob, eu queria expandir de onde vem essa convenção de nomenclatura.

A União Astronômica Internacional (IAU) é a organização que geralmente estabelece convenções e definições. Foram eles que rebaixaram Plutão para ser um planeta anão em 2006. De qualquer forma, antes que qualquer exoplaneta fosse encontrado, existia uma convenção para nomear sistemas de estrelas múltiplas. A regra era que você deu um nome ao sistema, por exemplo, Alpha Centauri e, em seguida, a estrela mais brilhante nesse sistema é designada por "A". Quaisquer outros objetos recebem as letras "B", "C" etc. O sistema Alpha Centauri possui três estrelas e, portanto, são denominados Alpha Centauri A (o mais brilhante dos três), Alpha Centauri B e Alpha Centauri C (tcp Proxima Centauri).

Essa convenção continuou a nomear exoplanetas. A estrela, de acordo com esta convenção, é "A", enquanto todos os exoplanetas recebem as letras "b" e seguintes. Observe que geralmente as letras do exoplaneta são minúsculas, enquanto que as maiúsculas são estrelas. Observe também que se você tem uma estrela (digamos, TRAPPIST-1) em torno da qual os planetas são encontrados, o nome da estrela não se torna TRAPPIST-1 A. O "A" está implícito.

Apenas para apontar outro ponto de interesse com esta convenção de nomenclatura, as letras dos planetas nem sempre significam sua distância da estrela. Ou seja, o planeta "b" não é necessariamente o mais próximo, seguido de "c" etc. Os planetas são rotulados no momento da descoberta. Alguém poderia encontrar um planeta, rotulá-lo como "b" e depois encontrar um segundo planeta mais próximo e rotulá-lo "c". Acontece que as letras de TRAPPIST 1 estão em ordem, porque os três primeiros foram encontrados ao mesmo tempo e rotulados de acordo com a distância, e os quatro últimos foram encontrados ao mesmo tempo e rotulados de acordo com a distância.

Você pode ler mais sobre o conjunto completo de regras relacionadas a isso na página de convenções de nomes de exoplanetas da Wikipedia . Existem muitas advertências, como o que fazer quando seu planeta está orbitando um sistema binário.

Mas então o primeiro planeta se o nome de uma estrela secundária é estranho - por exemplo, Alpha Centaury B b.
Guss 23/02

@ Guss Claro que é estranho. De fato, um nome válido do planeta encontrado recentemente em torno de Proxima Centauri é Alpha Centauri Cb . Mas quem disse que as convenções de nomenclatura da astronomia não eram estranhas? Eles são sempre estranhos, complicados e difíceis de entender. É o que acontece quando você tem uma ciência com milhares de anos de convenções de nomenclatura.
precisa

Isso é mais correto que a resposta atualmente aceita.
NeutronStar

É o que acontece quando você tem uma ciência com milhares de anos de convenções de nomenclatura. ... também é o que acontece quando você tem um universo que parece fazer questão de categorizar as coisas de maneira ordenada, contra seres humanos que têm uma necessidade embutida de fazer exatamente isso.
Simba

Este é o Ceti Alpha V! youtu.be/Uhu5V8VRxFU?t=16s
Guru de oito bits

O motivo é porque os exoplanetas que orbitam uma estrela são nomeados na ordem em que foram descobertos, começando com a letra b. Às vezes, em um sistema com duas estrelas, digamos Alpha Centauri, existem duas estrelas, Alpha Centauri A e Alpha Centauri B, nenhum avião foi encontrado no sistema até agora. Se houvesse planetas orbitando uma dessas duas estrelas, digamos, por exemplo, um planeta que orbitasse Alpha Centauri A, o primeiro planeta descoberto seria chamado Alpha Centauri Ab, e assim por diante para Alpha Centauri B. Letras maiúsculas geralmente são usadas apenas no nomes de estrelas.