O que aconteceu ao andar sem as mãos?


14

Lembro que, quando criança, nos anos setenta, conseguimos andar em blocos sem nunca tocar no guidão. Hoje, só vejo motociclistas andando sem mãos - e isso raramente é. Quase nunca vejo motociclistas híbridos ou de BTT sem mãos.

O que aconteceu? É porque fiquei mais velho que não tenho mais o senso de equilíbrio? Ou as motos são fabricadas de maneira diferente no sentido de que não estão se equilibrando? Ou é o posicionamento para frente?


3
Não acho que você tenha mencionado nada. Ando sem mãos o tempo todo e vejo outros fazendo isso também. Bicicletas de estrada, BMX, montanha ... o nome dele.
precisa saber é o seguinte

Na Rússia, por exemplo, é proibido (tanto para bicicletas quanto para motos) andar sem pelo menos uma mão no guidão.
K102

@ k102 Isso é bastante difundido, às vezes como lei, às vezes com um pouco menos de força. Também é amplamente ignorado.
Chris H

2
Eu sempre vejo aqueles ciclistas em eventos soltando o guidão e meio que colocam as mãos atrás da cabeça para arejar seus buracos suados e fazer O's com a boca ou o que quer que estejam fazendo. Parece especialmente predominante depois de terem passado a linha de chegada.
RIanGillis

1
Agora que aprendi a ler, não preciso mais andar de mãos livres.
EvilSnack

Respostas:


43

Nada aconteceu ou mudou. É apenas o seu viés de observação, juntamente com diferentes dados demográficos, preferindo diferentes recursos de bicicleta.

As bicicletas de muitas crianças têm uma geometria relativamente relaxada, o que as torna estáveis, o que traz benefícios para as crianças. As bicicletas construídas para adultos geralmente não são tão estáveis, porque a estabilidade e a manobrabilidade estão em desacordo umas com as outras, e os pilotos adultos querem a manobrabilidade.

Os ciclistas de montanha valorizam o manuseio rápido em relação à estabilidade, assim como muitos ciclistas de estrada.

No entanto, muitos triatlos ou contra-relógio são eventos em que a capacidade de manobra não é importante; muitos desses quadros são muito mais estáveis. As bicicletas de turismo também estão nesse grupo.

Eu tenho uma bicicleta construída a partir de um quadro de passeio nashbar, que é tão estável que quase consigo adormecer enquanto ando. Pulo da bicicleta e subo em uma bicicleta Bianchi dos anos 80, e tentar andar sem mãos a uma velocidade inferior a 55 km / h é praticamente um acidente instantâneo. Minha verificação cruzada grosseira está no meio desse intervalo.


4
Concur - Eu tenho uma pasta que simplesmente não gira a roda dianteira quando você inclina a bicicleta. Portanto, a direção de topo é impossível, e você pode ver isso tentando rodar a bicicleta com a mão apenas na sela. Ao mesmo tempo, o guidão quase não tem resistência às entradas manuais, portanto, ao dirigir é uma direção muito reativa. Não pode ser dirigido quando montado sem mãos.
Criggie

Não tenho nenhuma evidência real disso, mas sinto que a sobreposição dos dedos do pé é mais prevalente nas bicicletas de estrada contemporâneas do que há algumas décadas atrás. Presumo que essa é uma tendência para fazê-los lidar com "melhor", com a conseqüência de que são menos estáveis?
Sparhawk

@ Sparhawk: Não concordo com essa conclusão. Meu bianchi dos anos 80 tem a pior sobreposição de todas as minhas bicicletas. Além disso, é realmente apenas um problema a velocidades quase paradas. Além disso, fatores como o tamanho do quadro têm um impacto maior na sobreposição do dedo do pé são muito maiores que a geometria do quadro.
Whatsisname

1
@whatsisname Eu fiz mais uma pesquisa e não consegui encontrar nada, então acho que o meu postulado relacionamento de sobreposição com a era provavelmente foi eu que me lembrei de algo.
Sparhawk

2
Pergunte a Chris Froome sobre andar de bicicleta de contra-relógio sem usar as mãos (o esperançoso Tour de France aparentemente tirou as mãos das barras para assoar o nariz e uma rajada de vento pegou seus raios aerodinâmicos e soprou a bicicleta debaixo dele - ele agora está em cuidados intensivos com uma perna quebrada)
Mr_Thyroid 13/06/19

15

Eu acho que há um grande elemento de viés de seleção, combinado com mudanças nas estradas e no tráfego, e não nas bicicletas.

Quando você era criança, costumava andar com crianças que andavam muito, provavelmente em estradas bastante tranquilas. As crianças provavelmente andam menos do que costumavam, especialmente em estradas com tráfego. Agora você monta como adulto, vê menos crianças andando e presta menos atenção a elas. Você provavelmente está andando por estradas mais movimentadas - o tráfego aumentou em muitos lugares; Além disso, é provável que você esteja seguindo uma rota direta para chegar a algum lugar. Por outro lado, para treinos, corridas ou passeios sociais, é provável que você percorra uma longa distância em estradas pouco povoadas, enquanto seus parceiros de pilotagem (se houver) continuam andando - mesmo em um grupo frouxo, você não tem muita margem por erro.

Nas ciclovias por aqui, vejo regularmente pessoas andando sem mãos; os filhos do vizinho também. Também há pessoas andando na calçada (ou calçada, é ilegal andar lá como você chama) sem mãos, mas muito mais raramente nas estradas.

Aposto que você também viu muitos cavalinhos quando era criança, e não vê mais muitos deles - é o mesmo efeito.


Eu concordo com isto. Nossos avós e pais deram à luz tantas crianças que as estradas têm tráfego constante. É um pouco mais perigoso fazer o gabarito "look Ma. No hands" agora. O ciclismo em si é perigoso devido à poluição. Incentive as pessoas a terem filhos menores ou não.
Nav

2
@Nav Os benefícios de saúde do ciclismo superam os danos causados ​​pela inalação de mais poluição.
David Richerby

@ David Richerby que depende da localização e da hora. Eu não deveria ter tanta certeza sobre Delhi, Bankok ou Pequim no inverno.
gschenk 27/05/19

1
@gschenk Esse é um argumento justo, mas para uma cidade "média", onde o ar está poluído, mas não poluído, o ciclismo é uma vitória.
David Richerby

7

A maior influência em como uma bicicleta dirige é a 'trilha'. Trilha é a distância que a área de contato do pneu dianteiro no solo segue atrás de uma linha traçada pelo eixo da direção até o solo. (veja a Wikipedia sobre geometria das bicicletas )

Seria interessante descobrir se os comprimentos das trilhas mudaram ao longo do tempo e, portanto, a facilidade de andar com as mãos livres mudou.


6
Esta parece ser uma pergunta implícita (a trilha mudou o suficiente para fazer a diferença?) E não uma resposta. Parece mais adequado para ser um comentário, para mim.
David Richerby

Eu acho que é uma combinação de ângulo de direção e inclinação. Eu acho que para a mesma trilha com ângulos diferentes e ancinho levando à mesma trilha, o manuseio seria completamente diferente.
Crowley

2

Olhe Ma, sem mãos!
Olhe Ma, sem pés!
Olhe Ma, sem dentes!

O ponto é que você não pode andar de bicicleta sem tocar pelo menos mais um ponto do que sua sela. Quando você monta sem as mãos, esse segundo ponto é o seu pé. Perca os pedais debaixo dos seus pés e o desastre é inevitável. Você não poderá fazer nada a respeito. Você não será capaz de agarrar a barra, não poderá frear (as alavancas de freio estão na barra) e não poderá dirigir.
Se você estiver indo para um fosso, você entrará no fosso.
Se você estiver indo para uma parede, você entrará na parede.
Se você estiver indo para um caminhão, você entrará no caminhão.
Você é apenas um passageiro passivo a caminho do desastre.

Quando você anda sem as mãos, seus pedais são um ponto único de falha . Assim, você está arriscando sua vida por absolutamente nenhum ganho.

Agora, os corredores de estrada batem os pés nos pedais. Isso permite que eles puxem o pedal para cima no golpe traseiro, mas também torna a conexão deles com os pedais muito mais segura contra falhas do que quando você monta sem esse recurso. Se você não tiver essa conexão extra segura com os pedais, não ande sem as mãos.

Portanto, a melhor resposta possível à sua pergunta seria: porque os motociclistas se prepararam e aprenderam a evitar esse comportamento desnecessariamente perigoso. Não sei se esse é realmente o caso.


Ps: Eu aprendi isso da maneira mais difícil, incluindo quatro semanas de muletas. Mesmo um quarto de século depois, esse acidente ainda é o meu pior acidente de todos os tempos. Por favor, aprenda com a minha experiência em vez de criar a sua.


Não apenas pilotos de estrada. Pilotos de MTB, entusiastas da estrada, passageiros, todos esses usam clipless nos dias de hoje. E poder vestir uma jaqueta sem parar é uma habilidade útil de se ter (mas eu não a tenho).
Vladimir F

É uma habilidade super útil para ter nas montanhas quando você pode querer vestir / tirar um colete antes / depois de longas subidas / descidas. Além disso, quando estiver andando com um grupo de ritmo acelerado - é melhor deixar 20m de costas e esconder gilet em movimento do que parar e ter que correr atrás de vários 100m de terreno perdido.
Andy P

@ VladimirF Esse pode ser o caso em que você monta. Onde ando de bicicleta, diria que mais de 90% dos ciclistas que encontro na estrada não usam chuteiras de nenhuma maneira. É claro que é uma cidade grande, com montes e montes de ciclistas casuais: quando você usa sua bicicleta por apenas um quilômetro ou dois e precisa parar duas vezes nos semáforos ao longo do caminho, definitivamente não pensa em instalar clip-clip. em pedais. Esse é o pano de fundo da grande maioria dos pilotos que conheço.
cmaster - restabelece monica 27/05/19

@AndyP Sure. Observe o parágrafo sobre andar sem mãos sendo muito mais seguro com pedais de encaixe (acho que é isso que você está fazendo quando monta um grupo em ritmo acelerado). O que quero dizer é sobre a grande maioria das motos que usam apenas pedais achatados, onde andar sem mãos para vestir algo realmente estaria brincando com sua vida.
cmaster - restabelece monica 27/05/19

Andar de mãos livres é uma coisa muito comum aqui. * Acidentes graves de bicicleta são muito raros. Acidentes graves de bicicleta que não envolvem caminhões ou carros são ainda mais raros. Você tem certeza de que sua ênfase nos perigos envolvidos é totalmente adequada? * Eu vi pelo menos três pilotos no meu trajeto para casa hoje. Na chuva. No entanto, possui uma longa e rápida seção em declive, onde as pessoas gostam de relaxar e se alongar um pouco.
Gschenk # 27/05/19

0

Além das variáveis ​​mencionadas nas outras respostas, o mais importante é rastrear, ou seja, a distância entre os pontos em que o eixo da direção atravessa o solo e onde o pneu dianteiro toca o solo, existem algumas outras variáveis-chave. Rodas maiores com pneus mais pesados ​​têm mais inércia de rotação, agindo essencialmente como um grande giroscópio que estabiliza o percurso e também um maior amortecimento por perdas na borracha, o que tem um efeito estabilizador adicional. Colocar pneus mais pesados ​​na mesma bicicleta pode facilitar a condução com as mãos livres (e pneus mais pesados ​​são obviamente contraproducentes se você quiser ir mais rápido). E depois há a localização do guidão e tudo o que está ligado a ele em relação ao eixo da direção:


2
OK, mas a pergunta é por que menos pessoas andam de mãos livres do que o solicitante sente que era o caso no passado. Você está propondo que as rodas e os pneus das bicicletas estão ficando cada vez menores e mais leves? Eu posso acreditar "mais leve" nas rodas de ponta, pelo menos por causa da fibra de carbono. Mas os pneus de bicicleta de estrada estão ficando mais largos (25 mm é bastante normal, enquanto 19-21 mm era a norma no passado) e as rodas de mountain bike aumentaram (29ers em vez de 27 "). Portanto, não está claro que as tendências no design das bicicletas sejam apoiar a sua hipótese de que a causa é.
David Richerby

-1

Eu me pergunto sobre isso há anos depois de comprar / andar de bicicleta moderna,

A resposta acima, relativa a 'trilha' ou ângulo de rodízio, parece muito lógica, pois as primeiras bicicletas masculinas da BSA 26 "tinham garfos curvos, afastando o motociclista do centro da roda, além dos guidões, onde eram muito mais largos e centrados perto da haste.

As bicicletas de montanha modernas tendem a deixar o ciclista mais na posição de cabeça para baixo na roda dianteira, os garfos também podem sofrer choques que funcionam melhor com garfos retos.

Aqui está a melhor imagem que eu pude encontrar rapidamente, observe os assentos / guidão bem atrás.

https://www.sheldonbrown.com/images/superbe54.gif

Obrigado por postar, está se perguntando há muito tempo - agora saiba o que procurar!


3
Os garfos foram dobrados para a frente (rake) para reduzir a trilha, não para aumentá-la. A trilha na bicicleta que você ligou é tão grande por causa do ângulo da cabeça muito frouxo. Você não verá curvas nos garfos de hoje porque (a) eles geralmente não são de aço (b) simplesmente dobrá-los para a frente é uma geometria muito melhor (siga a rota direta, não uma curva). O ancinho dos garfos pode ser o mesmo. O MTB moderno geralmente possui uma geometria extremamente frouxa, com muitas trilhas.
gschenk 27/05/19
Ao utilizar nosso site, você reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Cookies e nossa Política de Privacidade.
Licensed under cc by-sa 3.0 with attribution required.