A computação quântica pode ser lucrativa sem hardware quântico?

Quais são os campos / ideias de negócios em que uma nova empresa pode trabalhar na computação quântica que pode ser lucrativa se essa empresa não tiver acesso às configurações quânticas integradas, mas puder acessar as plataformas de computação quântica baseadas na nuvem? Quais são os problemas em que ele pode trabalhar e que podem ser valiosos para a indústria?

Esta é principalmente a opinião por enquanto. No entanto, o QC Ware é um exemplo.
AHusain

Você tem duas perguntas diferentes aqui:

1) A computação quântica pode ser lucrativa sem hardware quântico?

Nos comentários, as pessoas disseram que essa é uma pergunta baseada em opinião, mas a verdade é que já existem pessoas (e empresas!) Obtendo lucros com a computação quântica.

Em 2016, Doug Finke criou um site com seu próprio dinheiro, que controlava o número de qubits em todos os computadores quânticos e uma lista de todas as empresas envolvidas na computação quântica. Em 2018, começou a lucrar com publicidade. Recentemente, ele também adicionou uma seção de ofertas de emprego, onde Google, IBM, Microsoft e outras grandes empresas têm vagas listadas lá. Agora ele ganha ainda mais dinheiro com consultoria. Embora possa parecer, eu não sou de forma alguma relacionado à pessoa ou site, ele apenas participa de algumas das principais conferências de computação quântica e se dá a conhecer.

Há mais do que apenas consultores individuais obtendo lucros com a computação quântica. Um famoso teórico da informação quântica (Michele Mosca) e um físico conhecido por seu trabalho em distribuição de chaves quânticas (Norbert Lutkenhaus) fundaram uma empresa chamada evolutionQ, que lucra com a venda de produtos (se você clicar no link em que um PDF será aberto) , como cursos sobre segurança quântica, criptografia quântica e outros produtos, como avaliações de risco e até software. Mais uma vez, não tenho relação com esta empresa.

Até agora, dei um exemplo de uma pessoa que lucra com publicidade em um site sobre computadores quânticos e uma empresa que lucra com consultoria sobre computação quântica. Se você é muito exigente, pode dizer que esses não são exemplos de computação quântica sendo profitale sem hardware, porque nenhuma computação quântica está realmente diretamente envolvida. Então, vou dar um terceiro exemplo:

A empresa 1Qbit é uma empresa que não possui nenhum hardware quântico, mas prospera criando algoritmos e software para empresas interessadas em executar coisas no hardware quântico presente ou futuro. Mais uma vez, não tenho relação com esta empresa.

Por quanto tempo os três exemplos acima continuarão lucrando?
É isso que é baseado em opiniões.

Algumas pessoas (não necessariamente eu) são da opinião de que os computadores quânticos que podem realmente superar os computadores clássicos para uma tarefa útil nunca existirão; portanto, eventualmente, as pessoas ficarão cada vez menos interessadas em gastar dinheiro em publicidade em um site relacionado ao CQ ou na compra de software para computadores quânticos presentes ou futuros, ou em taxas ou cursos de consultoria. Outros discordam e pensam que a computação quântica se tornará um setor como a computação clássica (ou seja, os lucros podem ser obtidos por muitas empresas que não possuem hardware, como empresas de software, empresas de consultoria, editores de revistas etc.).

2) Quais são os campos / ideias de negócios em que uma nova empresa pode trabalhar na computação quântica que pode ser lucrativa se essa empresa não tiver acesso às configurações quânticas integradas, mas puder acessar as plataformas de computação quântica baseadas na nuvem?

Esta é uma pergunta diferente.
Primeiro, se você tiver acesso ao hardware quântico baseado na nuvem, poderá executar cálculos no hardware, assim como se o tivesse à sua frente, para que seu potencial de obter lucro não possa ser muito menor do que se você realmente tinha o hardware na sua frente. Talvez você só queira saber se as pessoas podem lucrar com a venda de hardware? Vender o hardware é provavelmente a única coisa que você não pode fazer para obter lucro se tiver acesso apenas ao hardware baseado em nuvem.

Se você quiser saber como obter lucro com a computação quântica, é outra maneira de vender hardware, existem alguns "campos" (como você os chama) em que isso pode ser feito. Alguns exemplos são consultoria, desenvolvimento de software, desenvolvimento de algoritmos e ensino de cursos particulares.

Em termos de realmente usar o hardware quântico baseado em nuvem para obter lucro, suas chances de obter lucro são menores. Atualmente, nada útil que um computador quântico baseado em nuvem possa fazer por um custo menor em um computador clássico (embora empresas como a IBM sejam conhecidas por oferecer tempo de QPU baseado em nuvem gratuitamente, ainda não há muito o que fazer para ganhar dinheiro executando cálculos em seus chips baseados em nuvem porque eles não têm qubits suficientes para fazer algo muito útil). Você precisaria ser extremamente bom em vendas para obter lucro agora e se será capaz de fazê-lo mais facilmente no futuro é uma questão baseada em opinião. O hardware atual (disponível ou não na nuvem) é principalmente útil apenas para testar a física dos chips ou para brincar. Se uma empresa concorrente precisar de alguém para aprender como o chip da IBM funciona, por exemplo, talvez eles possam pagar para você fazer alguns experimentos, mas provavelmente já devem ter alguém que possa fazer isso. Talvez você possa organizar jogos, torneios ou outras competições premiadas para fazer pequenos cálculos em dispositivos atuais e conseguir patrocinadores para isso, mas é isso!

Em complemento à outra resposta de @ user1271772:

1) A computação quântica pode ser lucrativa sem hardware quântico?

Eu posso adicionar outros dois elementos. Primeiras empresas que podem vender / desenvolver protocolos de segurança anti-quântica porque, como você deve saber, a RSA é ameaçada por computadores quânticos (pelo menos em teoria, mas pode ser suficiente para fazer a transição para novos protocolos).

Além disso, podemos ter novos algoritmos criados inspirados na computação quântica. De fato, podemos citar algoritmos evolutivos quânticos e, mais recentemente, um novo algoritmo para sistemas de recomendação foi desenvolvido inspirado em um trabalho anterior sobre um algoritmo de sistema quântico de recomendação . Em certo sentido, você pode dizer que a computação quântica pode contribuir mesmo falando de maneira algorítmica clássica.

A lista pode demorar muito para ser apresentada. É primeiro um campo de pesquisa e as empresas precisam estudar primeiro o potencial do campo (e cada negócio é diferente ou o considerará de maneira diferente). Se você quiser um exemplo, pode olhar para este documento, que é um estudo do potencial da computação quântica para finanças . Ter acesso à nuvem pode ser suficiente, mas deve-se considerar mais como abordar um problema com a computação quântica (afinal, a parte da modelagem é sempre crucial).

Nesse estágio inicial do desenvolvimento da tecnologia quântica, um ponto de partida útil para entender a "expectativa de rentabilidade" é observar os mercados privados (investimento anjo, capital de risco, capital privado, etc.) além de empresas públicas. Hoje, existem 76 empresas ativas na computação quântica, que estavam envolvidas em 178 negócios nos quais participaram 260 investidores. O maior negócio foi de US $ 350 milhões e, após a avaliação média, US $ 10 milhões. Em 15 de junho de 2019, o capital total investido em computação quântica é de 1,38 bilhões de dólares e houve 11 saídas. 2018 registrou a maior contagem de negócios até o momento (24) e concentrou-se nas alocações de capital de risco. Em termos de verticais da indústria, existem cerca de 15 categorias ativas para os investimentos feitos na computação quântica, a inteligência artificial é a segunda maior, seguida pela cibersegurança - mas oportunidades relativamente inexploradas estão presentes em nichos verticais menores. Fonte: Morningstar, Inc.

Olá e obrigado pela sua resposta! Para melhorar sua resposta, você poderia fornecer as fontes usadas para reunir esses números? Certamente ajudaria outros a "acreditar" nesses números.
Nelimee