Citações estatísticas famosas


248

Qual é a sua cotação estatística favorita?

Este é um wiki da comunidade, portanto, faça uma citação por resposta.


8
Esta questão deveria realmente ser "citações famosas sobre estatísticas"?
precisa saber é o seguinte

Respostas:


248

Todos os modelos estão errados, mas alguns são úteis. (George EP Box)

Referência: Box & Draper (1987), construção empírica de modelos e superfícies de resposta , Wiley, p. 424

Também: GEP Box (1979), "Robustez na estratégia de construção de modelos científicos" em Robustness in Statistics (Launer & Wilkinson eds.), P. 202


3
Eu uso esta citação muito a explicar as dificuldades na matemáticos transição para as estatísticas
user549

25
Esta frase em si é um modelo (epistemológico)
user603

6
mas veja uma boa discussão sobre essa citação no blog de Gelman, j.mp/9SgIBO
chl

14
E esta é uma citação real, em oposição a algo "atribuído a" Box. Aparece, por exemplo, em Box & Draper (1987), construção empírica de modelos e superfícies de resposta , Wiley, na página 424. Sim, eu fui procurá-lo antes de usá-lo em um papel.
Stephan Kolassa

16
Infelizmente, muitas pessoas o usam para se desculpar das falhas de seus modelos. Na minha experiência pessoal, seu uso é um sinal de alarme.
31412 JohnRos

206

"Uma resposta aproximada ao problema certo vale muito mais do que uma resposta exata a um problema aproximado." - John Tukey


16
Eu gosto deste, poderia ser um conselho quando as pessoas escrevem perguntas neste site?
27610 robin girard

7
Absolutamente ... fazer a pergunta certa é uma das habilidades mais importantes.
Shane

5
Lembro-me de uma vez em que uma empresa do setor privado contratou um matemático para resolver um problema de roteamento de coleta de lixo. Para encurtar a história, o matemático reclamou que a empresa só estava interessada em encontrar uma solução "suficientemente próxima" em vez de uma solução ideal. Penso que, em última análise, ele foi demitido e um pesquisador de operações foi contratado.
Dassouki 27/07/10

2
@dassouki Acho que a citação é mais sobre a questão .... algo como ciência não é sobre encontrar uma boa resposta, mas sobre encontrar boas perguntas!
Robin girard

13
"Muito melhor, uma resposta aproximada à pergunta certa, que geralmente é vaga, do que uma resposta exata à pergunta errada, que sempre pode ser precisa." John W. Tukey 1962 O futuro da análise de dados. Annals of Mathematics Statistics 33: 1-67 (ver pp.13-14) Sem dúvida, ele disse coisas semelhantes em outros momentos, mas essa é uma fonte precisa, e a versão que costumo ver citada.
Nick Cox

137

"Chamar o estatístico após a conclusão do experimento pode não ser mais do que pedir a ele para realizar um exame post mortem: ele pode ser capaz de dizer do que o experimento morreu".

- Ronald Fisher (1938)

A citação pode ser lida na página 17 do artigo.

RA Fisher. Discurso presidencial pelo professor RA Fisher, Sc.D., FRS Sankhyā: The Indian Journal of Statistics (1933-1960), vol. 4, n ° 1 (1938), pp. 14-17. http://www.jstor.org/stable/40383882


Li uma versão ligeiramente diferente desta citação de Fisher: "Contratar um médico depois que os dados foram coletados é como contratar um médico quando o paciente está no necrotério. Ele pode ser capaz de lhe dizer o que deu errado, mas é improvável. para poder consertar isso. "
Peter Flom

2
@ Peter Foi realmente "Contratar um médico após os dados ..." ou o "estatístico" deveria estar lá em algum lugar?
Dason

3
@dason Você está certo! Alguém editou minha postagem, eu acho
Peter Flom

125

87% das estatísticas são feitas no local

-Desconhecido

Dilbert.com Dilbert.com



1
E 45,8% das pessoas não acreditam que a estatística
probabilityislogic

ROFL ROFL Scott Adams me mata
Hack-R

Ha! Toda vez que vejo uma previsão que contém muitos dígitos significativos, penso nessa citação. "Prevê-se que o número de proprietários de celulares seja 4.372.138.975 até o ano de 2020". Realmente? Como se alguém pudesse prever melhor que 4.3B ou 4.4B.
JoeTaxpayer

121

Estatísticos, como artistas, têm o mau hábito de se apaixonar por seus modelos.

- George Box


121

As estatísticas são como biquínis. O que eles revelam é sugestivo, mas o que eles ocultam é vital.

-Aaron Levenstein


10
E a vida é mais divertida sem eles? Acho que você só pode ter uma metáfora tão longe ...
naught101

Isso só se tornou minha frase favorita
Ali Turab Lotia

Talvez isso? en.wikiquote.org/wiki/Statistics fraseado ligeiramente diferente. Se você pesquisar no Google a citação inteira, não sou o único a usá-la, mas não há fonte.
jilles de wit 26/04

116

Em Deus nós confiamos. Todos os outros devem trazer dados.

(W. Edwards Deming)


64
Deus deve trazer dados também.
precisa saber é o seguinte

9
Deus pode inventar dados.
Leo

6
@ Leo Quais dados você tem para apoiar essa hipótese? :)
probabilityislogic

2
Ooh, essa é uma nova versão do Omnipotence Paradox? Se Deus criou novos dados, como você pôde provar que eles não estavam lá o tempo todo?
precisa saber é o seguinte

5
É axiomaticamente verdade.
abaumann


101

Todas as generalizações são falsas, incluindo esta.

Mark Twain


Isto é brilhante!
probabilityislogic

É, exceto que existem generalizações inteiramente verdadeiras?
precisa saber é o seguinte

1
As definições e as leis da natureza (uma vez que as conhecemos) são generalizações que considero verdadeiras. Embora os primeiros não sejam muito interessantes como em: todas as "verdadeiras generalizações" são verdadeiras.
Ziggystar

95

Se você torturar os dados o suficiente, a natureza sempre confessará.

- Donald Coase (citado em Coase, RH 1982. Como os economistas deveriam escolher? American Enterprise Institute, Washington, DC). Acho que a maioria dos que ouvem essa citação não entende sua mensagem profunda contra a dragagem de dados.


1
Sim, sua explicação é altamente necessária. Eu posso imaginar que muitos tirariam o significado completamente oposto da citação. Note para mim mesmo que tortura de idéias é má.
Aditya

91

Um computador grande, um algoritmo complexo e muito tempo não são iguais à ciência.

- Robert Gentleman


50
Ainda parece promissor.

3
Apenas curioso, onde ele disse / escreveu isso?
Hack-R

88

O pensamento estatístico será um dia uma qualificação tão necessária para uma cidadania eficiente quanto a capacidade de ler e escrever.

--HG Wells


Por Deus, ele estava certo!
precisa saber é o seguinte

12
Não sei, você viu muitos cidadãos eficientes ultimamente?
Raskolnikov

2
Ainda está esperando ...
naught101 3/11/12

1
Um usuário anônimo pediu uma fonte para esta 'citação'; ele / ela também indicou que Gigerenzer observou que pesquisou em Wells a produção publicada em vão pelo original.
chl

84

A combinação de alguns dados e um desejo ardente de resposta não garante que uma resposta razoável possa ser extraída de um determinado corpo de dados

Tukey


5
Como um cientista biológico, encontro-me murmurando isso para mim durante uma série de seminários ...
N Brouwer

Isto deve ser ensinado na escola gestão muito antes do capítulo sobre cálculo KPI
rumtscho

83

Não há perguntas estatísticas de rotina, apenas rotinas estatísticas questionáveis.

DR Cox


3
Rolf Sundberg atribuiu esta citação a JM Hammersley em um artigo de 1994: dx.doi.org/10.1016/0169-7439(93)E0041-2
onestop

1
A seguir, foi feita uma tentativa de edição por um usuário anônimo: "Comentário: após o qoute é atribuído que eu atribuí essa (excelente) citação a Hammersley. O motivo da minha atribuição a Hammersley foi que eu perguntei a David Cox antes de usá-lo. a citação, e ele respondeu que não era originalmente dele, mas a frase de Hammersley. Rolf Sundberg ".
gung

Isso está errado - evidência? - teste t e valores p! cálculos de rotina feitos o tempo todo. com certeza pode ser "questionável", mas ainda é rotina!
probabilityislogic

76

Estatísticas - Um assunto que a maioria dos estatísticos acha difícil, mas em que muitos médicos são especialistas. "Stephen S. Senn"


3
Crédito: Stephen Senn, Statistical Issues in Drug Development , página4. media.wiley.com/product_data/excerpt/71/04700187/0470018771.pdf
onestop

2
Eu acho que é porque a física tem um nível semelhante de pedantismo necessário para estatística, e o físico tem o enorme benefício de querer se livrar da incerteza, o estatístico só quer descrevê-la.
probabilityislogic

26
Physicians \ neq physics
David Roberts

1
Este pode ser o meu novo favorito
fomite

1
Embora eu pudesse imaginar isso se aplicando também aos físicos.
WetlabStudent

75

Eventos estranhos permitem o luxo de ocorrer.

- Charlie Chan


14
Não me importo com o voto negativo, mas sustento que esse é um ponto estatístico profundo, que não deve ser tomado de ânimo leve. ;-)
ars 27/07

Especialmente se você estiver no setor de serviços financeiros.
Dwin

2
Eu diria que a chave para decifrar o significado desta citação é reconhecer que a palavra "estranho" é relativa ao que é o seu modelo de "normal".
probabilityislogic

1
Essa é apenas uma maneira detalhada de dizer "coisas estranhas acontecem" ou há algo mais profundo que estou perdendo?
precisa saber é o seguinte

Uma citação similar de que eu gosto é: "Com uma amostra suficientemente grande, é provável que algo ultrajante aconteça" (Persi Diaconis e Frederick Mosteller).
MattBagg

75

Um bom que eu vim sobre:

Eu acho muito mais interessante viver sem saber do que ter respostas que podem estar erradas.

Por Richard Feynman ( link )


Se eu fosse um apostador, diria que Richard Feynman era um agnóstico
probabilityislogic

1
Feynman se qualifica como estatístico?
Glen_b

Bom, mas Thomas Gray coloca melhor: "Onde a ignorância é uma benção, é tolice ser sábio".
Marco Stamazza

@Glen_b Na verdade, a pergunta é "Qual é a sua cotação estatística favorita?" not "Qual é a sua citação favorita de um estatístico?"
machine

Tanto quanto posso ver, a intenção da citação também não é estatística.
Glen_b 23/07

70

Ele usa estatísticas como um homem bêbado usa um poste de luz, mais para apoio do que iluminação.

- Andrew Lang


67

A melhor coisa de ser estatístico é que você joga no quintal de todos.

- John Tukey

(Esta é a minha citação favorita de Tukey)


4
Amo este - um bônus maravilhoso de ser estatístico.
Kingsford Jones

Não tenho certeza do que isso significa. Isso ocorre porque as estatísticas se aplicam a quase todos os campos?
Ali Turab Lotia

@ Ali, acredito que essa é a intenção geral. A estatística pode ser uma estrutura epistemológica muito poderosa que encontrou uso em vários campos com sistemas extremamente complexos (biologia, economia, epidemiologia, ciência do clima, etc.).
Ashe

Foi exatamente por isso que entrei em campo, sou curioso!
adunaic 14/10/16

63

Ausência de evidência não é evidência de ausência.

- Martin Rees ( Wikipedia )


67
Boa citação, mas não é verdade! Ausência de evidência não é prova de ausência, mas certamente é evidência . Por que achamos que não existem monopólos magnéticos (ou unicórnios)? Porque nós olhamos e não encontramos nenhum.
John D. Cook

13
Além disso, Tzippy está citando Sagan de maneira errada, já que Sagan nunca acreditou nisso. Na verdade, ele o listou entre as falácias em seu kit de detecção de mentiras .
Raskolnikov

7
@ JohnD.Cook, +1. No entanto, o seu comentário se baseia no fato de que nós olhou, e que havia uma chance razoável de ter evidências encontradas se ele realmente estava lá; considere, por exemplo, os vários 'links ausentes' que foram encontrados (e os que ainda não foram encontrados).
gung

1
A Wikipedia parece creditar Martin Rees ... que também não é estatístico.
Glen_b

1
@Glen_b Parece que Sagan poderia ter dito isso em algum sentido de ironia, se é que é tudo, sendo um crítico da citação de Martin. Isso é algo a se considerar, para mim, uma vez que a cosmologia é cheia de exemplos em que foram feitas previsões para explicar fontes inexplicáveis ​​de erros que se mostraram corretas (ou não completamente desmascaradas), por exemplo, radiação cósmica de fundo, matéria escura e a teoria do Big Bang.
Adamo

54

Digamos que você estivesse em pé com um pé no forno e um pé em um balde de gelo. De acordo com a porcentagem de pessoas, você deve estar perfeitamente confortável.

Bobby Bragan, 1963


8
Errado: média de 200 ° C e 0 ° C a cerca de 100 ° C, que é o ponto de ebulição da água. Os fornos diminuem apenas para cerca de 150 ° C e 75 ° C ainda está muito quente. Agora, se você tem um pé na água escaldante (cerca de 55 ° C) e outro na água gelada e fria ... então você provavelmente é uma pessoa estranha.
Alexfernandez

1
Duplo errado. O gelo pode razoavelmente estar em temperaturas mais baixas.
Firebug

1
@alexfernandez Meu forno começa a 50 ° C. É um forno padrão, e todos os fornos nos apartamentos em que eu morava começaram a essa temperatura.

@ o que eu suponho que o cozimento a baixa temperatura reduziu as temperaturas mínimas, mas duvido que em 1963 esse fosse o caso.
Alexfernandez

Existe uma expressão russa semelhante que eu traduziria como "A temperatura média do paciente no hospital é normal".
Eduard Gelman

52

"É fácil mentir com estatísticas; é mais fácil mentir sem elas."

- Frederick Mosteller


51

Sobre o mundo e os argumentos correspondentes, desabilitei o meu M. Lippmann, os especialistas em automóveis imaginam que esse é o tema da matemática, e os matemáticos que são os melhores.

Henri Poincaré, Calcul des probabilités (2ª ed., 1912), p. 171

Em inglês:

Todo mundo acredita na lei exponencial dos erros [ isto é , na distribuição Normal]: os experimentadores, porque pensam que isso pode ser provado pela matemática; e os matemáticos, porque acreditam que foi estabelecido pela observação.

Whittaker, ET e Robinson, G. "Distribuição de Frequência Normal". CH. 8 no cálculo das observações: um tratado sobre matemática numérica , 4ª ed. Nova York: Dover, pp. 164-208, 1967. p. 179

Citado em Mathworld.com .


8
Esta é uma tradução bastante livre de um ditado atribuído a Gabriel Lippmann por Henri Poincar \ 'e em seu Calcul des probabilit \' es (1896/1912). Original era em francês, natureza. Lippmann ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1908.
Nick Cox

46

Minha maior preocupação era como chamar. Pensei em chamá-lo de 'informação', mas a palavra era muito usada, então decidi chamá-la de 'incerteza'. Quando discuti com John von Neumann, ele teve uma ideia melhor. Von Neumann me disse: 'Você deveria chamar isso de entropia, por duas razões. Em primeiro lugar, sua função de incerteza foi usada na mecânica estatística sob esse nome, portanto, ela já tem um nome. Em segundo lugar, e mais importante, ninguém sabe realmente o que é realmente a entropia; portanto, em um debate, você sempre terá a vantagem.

Claude Elwood Shannon


46

Não conheço famosos, mas o seguinte é um dos meus favoritos:

Realizar análise de dados é como beber um bom vinho. É importante agitar e cheirar o vinho, desembalar o bouquet complexo e apreciar a experiência. Engolir o vinho não funciona.

-Daniel B. Wright (2003), ver PDF do artigo .

Referência : Wright, DB (2003). Fazendo amizade com seus dados: melhorando a maneira como as estatísticas são conduzidas e relatadas1. British Journal of Educational Psychology, 73 (1), 123-136.


Gosto, embora ele me lembre de en.wikipedia.org/wiki/Swiss_Toni
onestop 07/09/10

45

Tudo o que sabemos sobre o mundo nos ensina que os efeitos de A e B são sempre diferentes - em alguma casa decimal - para qualquer A e B. Assim, perguntar "os efeitos são diferentes?" é tolo.

Tukey (novamente, mas este é o meu favorito)


Tem realmente levou a artigos muito interessantes ... :)
Tal Galili

@ Tal: Concordo plenamente! Eu acho que toda a área sobre separação ideal no teste minimax está começando com essa idéia ... e ainda é tão confusa para muitos estatísticos. Para os interessados ver o papel de donoho projecteuclid.org/... (e as referências no papel desde que as coisas são muito mais velhos do que o papel de donoho!)
Girard robin

45

... certamente, Deus ama o .06 quase tanto quanto o .05. Pode haver alguma dúvida de que Deus vê a força da evidência a favor ou contra o nulo como uma função razoavelmente contínua da magnitude de p? (p.1277)

Rosnow, RL e Rosenthal, R. (1989). Procedimentos estatísticos e justificativa do conhecimento em ciências psicológicas. American Psychologist, 44 (10), 1276-1284. pdf


Eu adoraria aceitar esta como minha resposta aceita! muito bom para ser verdade !
27610 robin girard

De qualquer forma, posso citar o Lehman sobre isso: "Existe alguma conveniência nessa padronização, pois permite uma redução em determinadas tabelas necessárias para a realização de vários testes".
Robin girard

Rosnow & Rosenthal's é uma citação muito útil, de abrir os olhos, quase correta.
Rolando2 17/03/11

1
@ rolando2: por favor, expanda. O que não está correto sobre isso?
precisa saber é o seguinte

@ naught101 - Neste momento eu não consigo pensar em nada :-)
rolando2

44

Em duas ocasiões, fui perguntado [por membros do Parlamento]: 'Ore, Sr. Babbage, se você colocar na máquina números errados, as respostas certas serão apresentadas?' Não sou capaz de apreender com razão o tipo de confusão de idéias que poderia provocar tal pergunta.

Charles Babbage


3
+1 Um prenúncio de tirar o fôlego das loucuras do próximo século; "GIGO antes do seu tempo."
whuber

crap=crap

3
Você está de brincadeira? Não é disso que se trata a economia?
precisa saber é o seguinte

1
se eu digitar "stick axchange crss vlidated" no Google, isso me traz aqui!
Neil McGuigan

2
Eu tive a ocasião de usar a maravilhosa segunda frase de Babbage em uma variedade maior de situações que essa.
Glen_b

40

O subjetivista (ou seja, bayesiano) declara seus julgamentos, enquanto o objetivista os varre para debaixo do tapete chamando conhecimento de suposições, e ele se deleita na gloriosa objetividade da ciência.

IJ Good


oh o bayesiana é soooo boa ...
robin Girard

Eu amo este. Isso é ótimo!
steffen

Por que os bayesianos são sempre comparados aos subjetivistas? - E o ETJaynes e os outros "bayesianos objetivos"? E quanto a toda subjetividade dentro do frequentismo "objetivista"?
gwr

2
@gwr Bem, 'objetividade' é uma construção social que é avaliada subjetivamente como uma experiência; portanto, chamar os bayesianos de subjetividade é menos sem mérito, porque falso, e mais sem mérito, porque mais ou menos todos são subjetivistas. ;)
Alexis

40

Não confie em nenhuma estatística que você não tenha falsificado.

- Winston Churchill


6
Esta citação parece ser conhecida apenas na Alemanha e há dúvida de que é autêntica; veja o link abaixo onde o Escritório de Estatística do Estado de Baden-Württemberg mostra os resultados de suas pesquisas sobre essa citação (desculpe, está disponível apenas em alemão). O Times, por exemplo, disse que nunca ouviu falar sobre isso. statistik.baden-wuerttemberg.de/Veroeffentl/Monatshefte/…
psj

4
A forma alternativa é "Eu só acredito nas estatísticas que me enganei" às vezes alegava ter sido postas na boca de Churchill por Goebbels durante uma disputa de propaganda sobre perdas em tempos de guerra.
23711 Henry Henry

Admito que não investiguei a origem da citação. No entanto, o núcleo da afirmação permanece verdadeiro. As estatísticas, especialmente nos meios de comunicação de massa, nunca são apresentadas com as informações necessárias para estimar sua validade ou exatidão.
ymihere

2
Churchill se qualifica como estatístico?
Glen_b

1
@Glen_b Se ele alguma vez falsificou alguns dados, então com certeza!
Darren Cozinhe
Ao utilizar nosso site, você reconhece que leu e compreendeu nossa Política de Cookies e nossa Política de Privacidade.
Licensed under cc by-sa 3.0 with attribution required.